SARAJEVO

Sarajevo, é uma pequena cidade com mais de 300.000 mil habitantes, uma cidade, embora antes da guerra Sarajevo tinha praticamente 900.000 habitantes!!!Por certo muitos questionam o porque de visitar…..pois bem se quer se deixar surpreender não deixe de visitar Sarajevo….uma cidade reconstruída em pouco mais de 16 anos.

Sarajevo é a capital e a maior cidade da Bósnia-Herzegovina, sendo considera uma senão mesmo a mais importante dos Balcãs e tem uma rica história desde que foi fundade em 1461 pelos otomanos. A guerra deixou a cidade de Sarajevo praticamente destruída mas a capacidade do seu povo fez com que em poucos mais de 16 anos a ciade esteja praticamente reconstruída existindo apenas algumas ruínas no centro da cidade, o que faz dela uma cidade que não devemos perder.

A nivel económico Sarajevo é uma das regiões mais fortes da Bósnia-Herzegovina, a economia de Sarajevo baseia-se principalmente em indústrias transformadoras e também como não podia deixar de ser no turismo.

O QUE VISITAR EM SARAJEVO

Bascarsija (Centro Histórico)

 

Bascarsija

 

É nada mais que a cidade antiga de Sarajevo, ou seja o reduto dos turistas. Um óptimo local para se andar a pé e fazer algumas compras, ou mesmo descansar para um café. Além disso em Bascarsija, situa-se o museu da História de Sarajevo, que embora muito recomendado, acaba por não ser nada de especial, tem a seu favor o preço de entrada cerca de 2euros, com que faz que valha a pena matar a curiosidade.

Museu da guerra da Bósnia (Museu Nacional)

Museu Nacional de Sarajevo

A foto é uma das mais famosas da Guerra, além da foto o museu da Guerra de Sarajevo reúne informações de várias pessoas, da imprensa, de artistas, de teatros, que tentaram de uma forma imparcial contar o horror e os horrores vividos durante a Guerra. Certamente que depois de terminada a visita ao museu da Guerra da Bósnia, não conseguirá sair bem disposto/a, mas certamente irá sair com a sensação que aquilo tudo foi real e sair com a tristeza que tudo aconteceu a pouco mais de 20 anos.

PISTA DE BOBSLEIGH

Durante a guerra, os murros que estão á volta da cidade serviram para as forças sérvias espreitarem e controlarem a cidade de Sarajevo. De lá canhões e snippers, controlavam a cidade e mantinham o terror. Salta-nos a vista a pista de Bobsleigh dos Jogos Olimpicos de Invervo de 1984, que hoje serve de visita aos seus visitantes e que niguém diria que sobrevivia á guerra, mas a foto demonstra precisamente o contrário.  Bobsleigh, é um desporto de inverno no qual equipas de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas numa pista de gelo sinuosa e estreita especialmente construída para a competição.

Pista de Bobsleigh

TÚNEL

Durante a guerra os Sérvios destruiram pontos de comunicação da cidade como os correios e centrais telefónicas. Os Sérvios no intuituo de encurralar Sarajevo colocaram as suas tropas em pontos estratégicos á volta da cidade, para isolar Sarajevo. Para solucionar o problema foi contruído um túnel de 800 metros que começava numa casa ao lado do aeroporto e só terminava fora da cidade. Foram cerca de três meses de trabalho mas foi a única forma de se conseguir fazer chegar á população através deste canal, alimentos, medicamentos e até armamento para os civis.

 

Túnel

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>