LONDRES

 

COSMOPOLITA E VANGUARDISTA

Londres

Ultramoderna como Nova Iorque, com quem partilha o estatuto de capital financeira, Londres é uma metropole estimulante, cujo passado colonial está bem patente no seu presente multicultural. Embora o terrivel big fire ( Grande Incêndio ) de 1666 e os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial tenham destruido a maior parte dos seus edificios antigos, não lhe faltam motivos de atracção: às suas igrejas barrocas e construções neogóticas junta-se uma extraordinária oferta cultural, extensos parques onde é possivel fugir da agitação urbana, bairros com uma marcada personalidade em ambas as margens do Tamisa e uma longa lista de mercados que fazem as delícias dos amantes das compras. Afastados do centro, municipios que hoje pertencem à Grande Londres, como Greenwich, complementam uma vasta oferta dificl de igualar.

A VISITAR

WESTMINSTER

Westminster

Em 1605, Eduardo, o Confessor, último rei saxão, iniciou as obras desta abadia beneditina. Desde então tem sido cenário privilegiado das coroações da monarquia inglesa: desde Guilherme, o Consquistador (1066) até Isabel II (1953). A construção do edificio actual teve inicio em 1245, no tempo de Henrique III. Foram necessários quase 150 anos (1376-1517) para levantar a sua nave principal de estilo gótico, a mais alta do país (31 mts).
Do interior há que destacar a Lady Chapel ( Capela da Senhora), considerada a melhor obra do gótico perpendicular de toda a cidade, e a St. Edward´s Chapel, que alberga o sepulcro do rei Eduardo, o Confessor. O trono da coroação (1308) é outra das suas jóias. Neste templo anglicano encontram-se sepultados reis de Inglaterra e grandes personalidades, de Charles darwin a Henry Purcell.

PALÁCIO DE BUCKINGHAM

A residência oficial da Rainha de Inglaterra em Londres, é um edificio de 1705, ampliado entre 1824 e 1831 e albera também os escritórios da Casa Real. Situa-se no final da avenida The Mall, entre o St. James´s Park e o Green Park. Todos os dias, às 11horas, realiza-se às suas portas o famoso render da guarda do palácio. o verão, é possivel visitar algumas salas como a Royal Picture Gallery, com obras de Rembrandt, Rubens e Canaletto.

Palácio de Buckingham

LONDON BRIDGE

Esta área histórica da cidade estende-se entre a London Bridge e a Tower Bridge. Alberga duas importantes atracções da capital britânica: a Torre de Londres, antiga prisão, onde estão guardadas as jóias da Coroa e a Tower Bridge, obra-prima da engenharia (construida em estilo neogótico em 1894) com excelentes vistas sobre o Tamisa. Junto á ponte, encontra-se o remodelado cais de St. Katherine´s Dock.

Tower Bridge London

LONDON EYE
É um dos ícones mais recentes de Londres: uma roda gigante de 137 mts. de altura, da qual se consegue ver a uma distância de 40 km num dia claro. A volta completa demora cerca de 30 minutos.
Com mais de três e meio milhões de habitantes por ano. o British Air London Eye tornou-se um dos cimbolos de Londres. Fica situado em frente ao Parlamento e ao Jubilee Gardens.

London Eye

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>