HELSINQUIA

Helsínquia é a capital da Finlândia. Helsínquia em Português ou como dizem os Finlandês Helsinqui ou os Suecos Helsingfors. A cidade de Helsínquia tem população de cerca de 570 mil habitantes.

Helsínquia espalha-se por várias ilhas, entre as quais se encontram Seurasaari, Lauttasaari, Korkeasaari — onde se localiza o maior jardim zoológico da Finlândia — e a ilha fortaleza de Suomenlinna.

Helsinquia

 Helsínquia foi fundada em 1550 por Gustavo I, rei da Suécia como alternativa à cidade de Tallin na Estónia. No século XVIII, os suecos construíram a fortaleza de Suomenlinna na tentativa de protegerem a região de expansionismo russo. Na sequência de várias guerras, a Rússia acabou por ocupar a Finlândia e Helsínquia tornou-se a capital da província autónoma russa da Finlândia. Quando o País se tornou independente em 1917, Helsínquia foi escolhida para sede do governo.

O turismo em Helsínquia é amplamente dominado e ligado á cultura. A cidade de Helsínquia tem muitos museus como o Museu Nacional e alguns teatros como o Teatro Svenska. Além disso como no resto dos Países Nórdicos, a arquitectura e o design são de grande importância. O Classicismo inspirou a arquitectura de diversos prédios da cidade, entre os mais conhecidos estão a Catedral e a Universidade de Helsínquia.

O QUE VISITAR EM HELSÍNQUIA

Estes são alguns lugaresque não se deve deixar de visitar durante uma estadia em Helsínquia.

Praça do Senado ou Senaatintori

Com o seu ar e estilo russos, é o centro da cidade de Helsínquia. Entre os edificios mais chamativos que rodeiam a praça encontram-se a sede da Universidade de Helsínquia e a Catedral de Luterana.

Praça do Senado ou Senaatintori

Catedral Uspenski (10:00 às 16:00)

Na ilha de Katajanokka, levanta-se a Catedral de Uspenski, o maior templo ortodoxo da Escandinávia e a mais notória lembrança da influência russa nesse País. Muito próximo esta o Parque da Esplanada ou Pohjoisesplanadi, um lugar para descansar antes de ir fazer algumas compras e visitar alguns museus na Avenida Mannerheimintie.

Catedral Uspenski – Uspenski Orthodox Cathedral

Museu de Arte Contemporânea Kiasma ( 3ºfeiras 9:00-17:00, 4ª feira a Domingo 10:00-20:30 – 5,50Euros.).

Um ponto de encontro local no Verão, quando as pessoas enchem as esplanadas ou se deitam no relvado ao redor da Estátua de Mannerheim. Muito perto está o parlamento aberto ao Sábado e ao Domingo das 10:00 às 14:00.

Ilha Fortaleza de Suomenlinna

A viagem de barco demora cerca de 1 hora até chegar á Ilha de Suomenlinna, mas é uma visita obrigatória e imprescindível. Declarado património da Humanidade pela Unesco, o forte que domina o conjunto de ilhas foi construído em meados do século XVIII, pelos suecos, que procuravam defender-se dos ataques ds russos.

Ilha Fortaleza de Suomenlinna

Templo da Roca ou Temppeliaukio Kirkko

É talvez a construção mais singular da cidade de Helsínquia. Este pequeno espaço está talhado num grande penhasco e especialmente a sua abóboda é digna de ser obervada. Temppeliaukio Kirkki, é uma igreja situada num bairro residencial, a maior parte da igreja é subterrânea. Foi construída a partir de uma rocha maciça de granito, cujo interio

Museu Nacional ou Kansallismuseo (3ª a 4ª feira 11:00-20:00 5ª feira a Domingo 11:00-18:00 – 5,50Euros).

É o melhor lugar para colocar em dia tudo sobre a história do País. Deve reservar pelo menos uma tarde para poder ficar a conhecer a História da Finlândia.

Museu Nacional ou Kansallismuseo

 

Curiosidades de Helsinquia

A capital da Finlândia Helsinquia,  tem uma boa oferta gratronómica, mas não é facil encher o estômago com um orçamento baixo. Sem chegar ao extremo de outras capitais escandinavas, os restaurantes de Helsinquia são caros. Se não quiserem chorar cada vez que pedires a conta num restaurante, a melhor opção é aproveitar algum dos buffets nos quais se pode almoçar ou jantar com uns poucos de euros. Aqui ficam alguns exemplos de onde se pode comer em conta. Café Ekberg (Bulevardi 9), Café Lasipalatsi (Mannerheimintie 22), RAX Pizza Buffet (Mikonkatu 8), e Café Esplanada (Pohjoisesplanadi 37). Os UniCafes são também uma boa opção para comer por pouco dinheiro, recomenda-se: O Ylioppilasaukio (Mannerheimintie 3).

Embora no centro de Helsínquia seja muito fácil passar um bom bocado pela noite, será necessário destinar um orçamento amplo para uma saída nocturna. É complicado encontrar uma cerveja por menos de 5€. Boa parte dos locais com melhor ambiente estão nas ruas Eerikinkatu e Uudenmaankatu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>