BUDAPESTE

Budapeste ou Budapest ( em Húngaro), é a capital e a maior cidade da Hungria, e a sexta maior da União Europeia. Localiza-se nas margens do Rio Danúbio e possui mais de 1.700.000 milhões de habitantes. budapeste foi fundada em 17 de Novembro de 1873 com a fusão das cidades de Buda e Ôbuda, na margem direita do Danubio, com Peste, na margem esquerda. Seus habitante chamam-se budapestinos.

O lado Peste de Dia

A cidade de Budapeste é cortada pelo Rio Danúbio, um dos maiores e mais famosos da Europa, além de ser um importante eixo comercial.

O lado Buda de noite….

Budapeste tem 10 pontes, sendo a mais conhecida a Széchenyi Lánchid ( Ponte das Correntes). Os edificios mais caracteristicos e importantes são o Castelo de Buda (Budai Var), o Parlamento  de Budapeste (Országház), a Praça dos Heróis e o Teatro Nacional de Budapeste, divulgados nos mais conhecidos cartões-postais da cidade, que tem, como o turismo, uma fonte de rendimento de crescente importância. No centro a praça mis visitada é a praça Vorosmarty.

O QUE VISITAR EM BUDAPESTE

Na sua passagem por Budapeste, o Danúbio da dimensão da cidade, por isso é importante dentro da visita caminhar pela margem do rio e cruzar as suas pontes: Széchenyi ou Ponte das Cadenas, em 1849 converteu-se na primeira ponte permanente sobre o rio; Szábadság ou Ponte da Libertas, que une Peste com a colina Gellert; e Ersébed ou Isabel.

CASTELO DE BUDA 

Castelo de Budapeste

Castelo de Buda domina a vista da parte alta da cidade de Budapeste, desde que foi construída pelos invasores mongois em 1241. Para subir tem que se apanhar o funicular ou subir por um caminho não muito empinado. Na actualidade, este edifício neo-barroco, alberga vários museus: a Galeria Nacional ou o Museu da História de Budapeste.

BAIRRO DO CASTELO

Bairro dos Castelos

Ao redor do palácio extende-se o bairro do Castelo, declarado Património da Humanidade. Aqui os velhos edifícios, testemunhos de um passado glorioso, mostram-se em todo o seu esplendor. A praça da Santíssima Trindade, é a localização da Igreja de Mátyás, que deve o seu nome ao rei Matias Corvino. Aqui foram coroados os reis húngaros e também a mais querida das rainhas húngaras Sissi. Junto à igreja, levanta-se o Bastão de Pescadores, um curioso miradouro sobre a cidade de Budapeste.

O PARLAMENTO

Budapest Parliament

Parlamento, está baseado no Palácio de Westminster e é o ponto focal de Peste (no outro lado do Danúbio). No seu interior as esculturas, os frescos, os tapetes, as lâmpadas e os candeeiros brilham diante dos olhos dos turistas.

BASILICA DE SZENT ISTVÁN ( ST. STEPHEN ESTEVÃO)

Basilica de szent István

A Basílica de Szent István (St. Stephen, São Estevão), guarda zelosamente uma relíquia, a mão direita do Rei Estevão, a quem se lhe atribuiu a fundação da Hungria. A torre de 96 metros de altura, tem uma das melhores panorâmicas da cidade.

As principais zonas para sair de noite são: os clubes da Praça Liszt Ferenc, os cafés da rua Raday e as discotecas e bares da Ilha Margarita em Obuda (abertos só durante o Verão).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>