Bucareste ( em Romeno, Bucuresti) é a capital e maior cidade da Roménia. Era originalmente conhecida como Fortaleza de Dâmbovița. A população de Bucareste estima-se que esteja neste momento muito próxima dos dois milhões de habitantes.
Embora muitos edifícios e distritos no centro histórico tenham sido danificados ou destruídos por guerras, terramotos e pelo programa de sistematização de Nicolae Ceausescu, muitos deles sobreviveram. Em anos recentes, a cidade tem experimentado um crescimento económico e cultural. Em termos económicos a cidade de Bucareste, é um dos principais centros industriais e eixos de transporte da Europa Ocidental.
Bucareste está situada às margens do Rio Dâmbovița, que desemboca no Rio Argeș, um afluente do Rio Danúbio. Vários lagos – dos quais os mais importantes são os lagos Floreasca, Tei e Colentina – atravessam a cidade, junto ao Rio Colentina, um afluente do Dâmboviţa. Além disso, no centro da capital há um pequeno lago artificial – o Lago Cișmigiu – rodeado pelos Jardins Cișmigiu, que têm uma grande história, sendo frequentada por poetas e escritores famosos. Aberto em 1847 e baseado nos planos do arquiteto alemão Carl F. W. Meyer, os jardins são atualmente o principal ponto de recreação no centro da cidadede Bucareste.
O QUE VISITAR EM BUCARESTE
PALATUL PARLAMENTULUI – CASA DO POVO
O gigantesco Palatul Parlamentului, conhecido também como Casa do Povo, superado só em tamanho pelo Pentágono. Trata-se de uma hiperbólica mole em art-déco com 84m de altura e 12 plantas, desenhada para albergar todos os órgãos do Partido Comunista. Hoje em dia acolhe o Parlamento romeno, o Museu de Arte Contemporânea e algumas oficinas, mas a maioria das suas salas estão em desuso.
ARCUL DE TRIUMF
À entrada do grande parque Parcul Herastrau alça-se o Arcul de Triumf (Piata Arcul de Triumf), erguido em granito em 1935 sobre um arco anterior em madeira de 1922, que comemora a reunificação do país em 1918. Uma “réplica” do Arco do Triunfo em Paris.
PIATA REVOLUTIERE
O protesto popular de 21 de Dezembro de 1989 em Piata Revolutiere marcou o final do regime de Nicolae Ceausescu, quem ousou interromper o seu último discurso desde o balcão do antigo Comité Central do Partido Comunista, hoje sede do Senado. Não deixe de visitar esta praça onde várias cruzes brancas e placas recordam hoje quem morreu aqui protestando contra o comunismo.